O voleibol sentado surgiu em 1956, na Holanda, a partir de uma adaptação do sitzball (esporte alemão, na qual as pessoas jogavam sentadas sem rede), com o intuito de reabilitação de soldados que voltaram da guerra, aputados e lesionados.
Muito semelhante ao voleibol atual, o voleibol sentado se difere, em suas regras, apenas alguns aspectos:
- Tamanho de quadra diminuida;
- Altura da rede mais baixa (1,15m para homens e 1,05m para mulheres);
- O deslocamento no chão dos jogadores; e
- É permitido o bloqueio no saque.
O Voleibol sentado foi introduzido como jogos paralimpicos de exibição em 1976, em Toronto. Em 1980, foi sua primeira edição, participante ativa das paralimpiadas, na Holanda. Em 2004, na cidade de Atenas, foi a primeira participação das mulheres neste desporto.
Em conteúdo escolar, pode ser muito bem trabalhado com crianças no ensino regular, sem necessariamente termos um grupo de pessoas com deficiencia física. O interessante é que os alunos façam a vivência do esporte como qualquer outro esporte coletivo. Essa adaptação abre portas para a reflexão dos alunos em relação às necessidades especiais.
Referências:
Carvalho, Camila Lopes; Gorla, José Irineu; Araújo, Paulo Ferreira - Voleibol Sentado: Do conhecimento à iniciação à prática, Revista UNICAMP vol. 11, nº2, pag 97-126, abr./jun.2013
http://www.cpb.org.br/modalidades/voleibol-sentado/
http://www.rio2016.com/os-jogos/paralimpicos/esportes/voleibol-sentado
A Inclusão Social de pessoas deficientes é um discurso muito bonito atualmente, tem-se melhorado muito à partir da nova Educação Inclusiva que obriga a crianças e jovens deficientes a frequentarem a escola regular de ensino. Porém um dos fatores mais importunos é a qualificação dos profissionais da área de Educação, para atuar com essas pessoas. Diretamente ligada a Educação Física, este blog tem como foco, mostrar desportos e atividades que podem ser trabalhadas dentro do ambiente escolar.
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